O final do século XIX nas Américas é marcado por uma onda de disputas históricas e transformações políticas que têm como pano de fundo a busca por uma identidade nacional. A época registra uma série de conflitos e disputas pelas independências daqueles que hoje conhecemos como países e repúblicas soberanas. É neste contexto que surgem os movimentos pan-americanos, ou ainda hispano-americanos, que, apesar de terem influências políticas variadas e distintas entre si, almejavam uma unificação de todos os territórios do continente Americano.
Dentre esses movimentos, surge, a partir do desenvolvimento do sistema capitalista e da possibilidade de expansão do mercado consumidor, a ideia de uma aliança comercial entre os países do chamado “novo mundo”. Encabeçado principalmente pelos Estados Unidos, que visava ampliar seu mercado consumidor, foram organizados uma série de congressos entre os países da América ao longo do século XX, buscando o estreitamento dos laços comerciais. O primeiro congresso ocorreu entre 1889 a 1890 em Washington nos EUA. A partir desses congressos foi criada a União Pan-Americana que unia, na época, 21 países que tinham como objetivo compartilhar informações comerciais entre si.
Ao longo do século XX o imperialismo estadunidense, bem como os conflitos políticos relacionados à guerra fria, abalaram esses acordos com embargos e bloqueios econômicos. Assim, ao mesmo tempo que há uma resistência anti-imperialista e uma busca pela identidade e ancestralidade nos costumes e nas técnicas, houve também uma troca cultural entre esses países que pode ser vista em diversas áreas, incluindo a arquitetura.
Na época, assinaram o tratado da União Pan-Americana 21 países: Estados Unidos, México, Guatemala, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Haiti, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana. Para comemorar o tratado, assinado em abril, selecionamos projetos habitacionais de alguns desses países para demonstrar suas similaridades e diferenças.